Como realizar uma análise de vários intervalos de tempo

A maioria dos traders escolhe seu período de tempo e quase nunca o deixa. Eles estão tão presos em seu período de tempo que esquecem o quadro geral.

O outro extremo são os traders que constantemente saltam de um período de tempo para outro sem muito planejamento. Esses operadores são principalmente movidos pela emoção e operam de forma muito impulsiva.

Uma abordagem melhor é a análise de cima para baixo em múltiplos prazos, onde você começa com um prazo mais alto, olha para a perspectiva da imagem maior e, então, lentamente constrói seu plano de negociação indo para baixo.

De cima para baixo vs. ascendente: o maior erro da análise de multi-timeframe

O maior erro que os traders cometem é que normalmente começam sua análise a partir do menor de seus prazos e, em seguida, vão até os prazos mais altos.

caminho errado

Iniciar sua análise no prazo de execução no qual você coloca suas negociações cria uma visão muito estreita e unidimensional e perde o ponto da análise de múltiplos prazos. Os traders simplesmente seguem uma direção ou opinião específica do mercado sobre seus prazos mais curtos e procuram apenas formas de confirmar sua opinião. A abordagem de cima para baixo é uma maneira muito mais objetiva de fazer sua análise, porque você começa com uma visão mais ampla e depois segue para baixo.

direção correta

! Dica: realizar uma análise em vários períodos de tempo durante uma negociação pode ser um verdadeiro desafio devido ao apego à negociação. Uma vez em uma operação, o desempenho supostamente objetivo se transforma em uma justificativa para sua operação. Especialmente quando você está em uma operação perdedora, você precisa estar muito ciente de como está fazendo sua análise; evite justificar uma negociação (perdedora) com base na visão do mercado do “quadro geral”.

A análise multi-timeframe ajuda você a manter a mente aberta

Obviamente, o período de tempo diário é menos importante se você estiver negociando o período de 1 hora. No entanto, um trader que nunca desiste dos tempos de execução tem uma visão muito estreita do mercado e não pode colocar as coisas no contexto certo.

Cada trader, independentemente do seu período de tempo principal, deve começar seu dia de negociação observando os períodos de tempo mais altos para poder colocar as coisas em perspectiva. Mas olhar não é suficiente, porque uma vez que você chega ao seu período de tempo inferior e está no meio da sua sessão de negociação, você terá se esquecido do que viu nos períodos de tempo superiores. Existem duas maneiras de lidar com esse problema:

1) Obtenha um bloco de notas físico

Em sua mesa de operações, coloque um bloco de notas físico e, para cada mercado em que operar, anote o que viu.

2) Escreva seus gráficos

Todas as plataformas gráficas oferecem objetos de texto e você pode usá-los para escrever diretamente em seus gráficos. Também é recomendável que você marque as áreas do gráfico que representam áreas de interesse. Dessa forma, você terá menos probabilidade de pular a arma e entrar prematuramente.

analysis_4H

 

Análise de múltiplos prazos – passo a passo

Quando se trata de realmente executar sua análise em vários períodos de tempo, você não precisa ser muito elaborado. Mas saber o que fazer e como lidar com isso pode ajudá-lo a construir uma rotina eficaz em termos de tempo que o orientará durante as sessões de negociação.

Análise multitemporal

Semanal / Mensal – Onde estamos?

Se você usa principalmente o período de 4 ou 1 hora para executar suas negociações, não precisa perder muito tempo aqui. Basicamente, você só quer ter uma ideia da direção geral do mercado e se há níveis de preços importantes chegando. Especialmente o suporte e resistência de longo prazo ou altas e baixas semanais ou anuais devem ser marcadas nos gráficos
análise_semanal

Diário: cronograma estratégico

No período diário, você precisa gastar um pouco mais de tempo. Aqui você analisa a direção potencial do mercado para a próxima semana e também determina as áreas comerciais potenciais. Novamente, desenhe suas linhas de suporte e resistência e marque altos e baixos oscilantes – mesmo que você não os use em suas negociações, vale a pena tê-los em seus gráficos porque são muito usados.
analysis_daily

4H (1H) – Execução

Supondo que 4 horas seja o seu período de execução, é aqui que você mapeia suas negociações e cenários de negociação específicos. Pegue os níveis e as ideias que vieram a você no período diário e traduza-os em cenários de negociação acionáveis dentro do período de 4 horas.

analysis_4H

Pergunte a si mesmo onde gostaria de ver o preço indo, o que precisa acontecer antes de entrar em uma negociação e quais são os sinais de que ainda está faltando.

3 dicas profissionais!

  1. Sempre crie cenários de negociação longos e curtos ao analisar vários períodos de tempo. Isso o manterá com a mente aberta e evitará o pensamento unidimensional. Um trader que busca apenas negociações curtas cancelará todos os sinais que indicam uma negociação longa. Ou, um trader em uma operação longa perderá quaisquer sinais que possam indicar uma reversão.
  2. Além disso, separe seus gráficos de sua plataforma de negociação real. Se você pode ver seus pedidos abertos em suas telas durante a análise, é muito mais provável que seja tendencioso durante a análise.
  3. Após 12 anos como trader, nem sempre adoto a abordagem de cima para baixo. Em vez disso, fico no meu período de corrida e encolho. Ao diminuir o zoom, você também pode ver o quadro geral e identificar o contexto do gráfico. Esta é uma boa prática e eu regularmente amplio muitas vezes ao longo do dia.

 

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.