Os 13 melhores sinais de vela

As velas são a base de qualquer gráfico de ação de preço. E embora eu não desaconselhe negociar velas às cegas, porque seu poder preditivo não é forte o suficiente, ao combinar velas com outros fatores de confluência de análise técnica, um trader pode melhorar as chances de determinar a direção certa do preço.

Como as velas são usados?

Existem dezenas de casos de uso para velas, mas o que descobrimos ser mais confiável é usar um sinal de vela forte para determinar sua tendência de tempo mais alta.

Por exemplo, se você encontrar um forte sinal de candle no período de tempo diário, pode estabelecer uma tendência direcional para os períodos de tempo mais curtos e usar as informações do candle como um filtro de negociação.

Funciona muito bem e ajuda os investidores a escolher a direção de suas negociações. Abaixo, mostraremos como determinar o maior desvio de tempo com os 13 estudos de caso que preparamos.

Durante nossas master classes e webinars, também prestamos muita atenção à análise de velas e nos aprofundamos ainda mais nas negociações sobre o preço. Se você estiver interessado, certifique-se de verificar:

# 1 Desaceleração da vela de ignição

Eu tenho falado sobre o conceito de desaceleração por um tempo e nós ensinamos uma estratégia de negociação multi-timeframe que usa essa abordagem em nossa master class. É uma formação de candle superpoderosa que ajuda a entender a mudança no momentum durante uma longa tendência.

Durante a longa tendência de alta, você de repente vê uma pequena vela Doji e, em seguida, uma forte vela de baixa. Essa sequência indica que os compradores não são tão fortes e que o preço é alto o suficiente para os vendedores entrarem.

Mais importante ainda, o padrão de desaceleração é melhor negociado durante uma tendência forte e estendida demais. Quanto mais tempo dura uma tendência, maiores são as chances de ver uma reversão de volta à média, especialmente no mercado Forex, que é considerado um mercado de volta à média.

Uma vez que um padrão de desaceleração tenha sido identificado no período de tempo superior, o trader pode descer para o período de tempo inferior para procurar negociações na direção do padrão de desaceleração.

# 2 Desaceleração-Continuação

A desaceleração também pode ser encontrada como um padrão de continuação.

No exemplo abaixo, o preço estava em tendência de alta e durante a fase de correção, a onda corretiva deu um padrão de desaceleração: candle de baixa – Doji – candle de alta forte.

Este padrão indicou que os touros estão reivindicando a tendência e uma continuação é provável.

Os padrões de continuação são mais bem negociados no início de uma tendência porque a probabilidade de uma continuação bem-sucedida é maior.

# 3 Reversão esmagadora

A vela envolvente é muito versátil e, durante este artigo, veremos mais cenários de velas envolventes.

No exemplo a seguir, o padrão envolvente ocorre como um padrão de reversão. A tendência de alta já se arrasta há algum tempo e o padrão abrangente indicou uma mudança no momentum.

A grande vela vermelha envolvente é significativamente maior do que a vela de alta anterior. A vela de baixa também é a maior vela de baixa observável durante toda a tendência de alta.

Uma mudança tão significativa no tamanho da vela deve sempre chamar a atenção dos traders, porque indica uma grande mudança na dinâmica comprador-vendedor.

# 4 Continuação envolvente

As velas envolventes também podem ser usadas como um sinal de continuação.

O preço tinha acabado de sair da faixa para iniciar uma nova tendência de baixa quando o preço deu uma breve onda corretiva. O preço sempre se move de acordo com as modalidades e durante as fases corretivas pode valer a pena procurando sinais de continuidade.

As duas velas de alta eram de tamanho pequeno, indicando que os touros estavam extremamente fracos e não podiam aumentar o preço. De repente, a tendência continuou com uma vela engolindo para o lado negativo. O rompimento com a vela engolida sinalizou que os touros recuaram e que os ursos agora continuam a tendência de baixa.

Conforme observado acima, prestar atenção ao tamanho da vela durante uma tendência e ondas corretivas é uma ótima maneira de melhorar suas habilidades de leitura de gráficos.

# 5 Retração envolvente

Eu mencionei que o padrão envolvente é extremamente versátil?

Neste exemplo, usei um 50 EMA como ferramenta para seguir tendências. O preço sempre esteve acima da MME, indicando uma tendência de alta. Durante uma tendência de alta, os traders devem procurar oportunidades de compra.

As melhores oportunidades de recuo geralmente existem quando o preço retorna à média móvel e, portanto, fornece um sinal forte. Lembre-se de que negociar com o toque de uma média móvel não é suficiente, mas ao adicionar mais fatores de confluência à sua tomada de decisão, as chances de escolher a direção certa podem aumentar.

Quando o preço atingiu a MME no exemplo abaixo, o preço também formou um forte padrão de vela envolvente. A onda correta, neste ponto, já vinha acontecendo há algum tempo e, portanto, a retração oferecia um preço muito melhor para os compradores entrarem em novas negociações.

# 6 Double Top Fakeout

O padrão falso também é conhecido como padrão de armadilha de vela, mas a ideia é a mesma.

No exemplo abaixo, a tendência de alta atingiu inicialmente uma alta local e, durante a próxima tentativa de continuar a tendência, o preço não conseguiu atingir uma alta mais alta. O preço foi rejeitado imediatamente assim que atingiu a máxima anterior.

Esse padrão é uma indicação clara de que a tendência predominante provavelmente terminará porque os compradores não têm o poder de continuar fazendo altas mais altas.

# 7 Esgotamento do triplo tap

O toque triplo é um padrão de reversão poderoso, pois indica uma perda de impulso da tendência.

O preço na imagem abaixo postou três máximos fracos após uma tendência de alta estendida. Cada empurrão fica menos forte, o tamanho dos pavios aumentou e o tamanho da vela diminuiu. Todos esses fatores de confluência indicam que a tendência pode estar perdendo força.

O toque triplo, como todos os outros padrões de reversão, é mais bem negociado durante / após tendências estendidas. Quanto mais dura uma tendência, maior é a probabilidade de ocorrer uma reversão.

# 8 Engulfing Double Bottom

Eu mencionei que o padrão envolvente é extremamente versátil?

Sempre que você vir um fundo duplo após / durante uma tendência estendida, isso indica uma perda de momentum da tendência. Os vendedores, no cenário a seguir, não foram fortes o suficiente para continuar a tendência de queda. O preço era tão baixo que se tornava cada vez mais atraente para os compradores.

O fundo duplo tinha como objetivo comprar a grande vela envolvente de alta. O tamanho significativo da vela engolida tornou esse cenário ainda mais poderoso. Essas enormes mudanças no momentum indicam uma mudança significativa no equilíbrio vendedor-comprador nos gráficos de ação do preço.

# 9 Engulfing encontra Fakeout

Eu mencionei que o padrão envolvente é extremamente versátil?

No estudo de gráfico a seguir, a vela envolvente também mostrou as características de uma falsificação. O preço estava em uma consolidação lateral e o rompimento veio com uma grande vela engolida que também tem um longo pavio de alta. O pavio indica uma tentativa fracassada de subir e o grande corpo da vela de baixa mostra que os compradores se retiraram totalmente.

A vela envolvente é a maior vela de baixa observável até este ponto.

Pinça n. 10

Um modelo de vela de pinça consiste em dois castiçais com mechas igualmente longas. As pinças indicam o movimento na direção oposta aos pavios do castiçal.

No exemplo abaixo, a pinça também ocorreu em um nível de preço chave. Quando você olha para a esquerda, pode ver que a última tendência de alta também começou no nível de preços das pinças. Esses níveis de origem de tendência geralmente fornecem grandes oportunidades de negociação de tendência se fatores de confluência suficientes estiverem presentes.

As pinças também ocorreram após uma tendência extensa de baixa, tornando a reversão de alta ainda mais provável. Então, você pode ver como podemos empilhar mais fatores de confluência a nosso favor.

# 11 Egulging + Pinbar + Triple Tap

Eu mencionei que o padrão envolvente é extremamente versátil?

Já disse algumas vezes que quanto mais confluência você pode acumular a seu favor, melhor geralmente se torna sua previsão de preço. Neste estudo de gráfico, temos vários fatores de confluência que indicaram o fim potencial da tendência de alta e uma reversão de baixa.

  • A tendência de alta teve várias ondas de tendência e foi extremamente extensa
  • O padrão triple tap mostra um enfraquecimento das ondas de tendência de continuação de alta
  • A vela envolvente mostra um forte impulso de baixa no terceiro toque triplo
  • As mechas mostram marcas de pinça, indicando ainda alta rejeição

Todos os sinais apontavam para o fim da tendência de alta. Uma vez que os fatores de confluência são identificados, você pode querer passar para um período de tempo inferior para a entrada no tempo na direção da tendência de baixa potencialmente iminente.

# 12 Desaceleração Pinbar

Mais uma vez, podemos empilhar os fatores de confluência a nosso favor para terminar com uma análise de preço poderosa.

O gráfico estava em uma forte tendência de alta à esquerda. Mas a segunda onda de tendência foi muito mais curta que a primeira. Qualquer indicador de momentum sinalizará uma divergência.

As velas de alta diminuem de tamanho antes que o preço imprima um pinbar com um longo pavio. O pavio longo é um forte sinal de reversão. Após o pinbar, uma grande vela de baixa ocorreu. Esse padrão indica a desaceleração da tendência de alta e, portanto, a aceleração da nova tendência de baixa.

# 13 Inversão de dentro para fora

Vamos terminar com um padrão de castiçal engolido, certo?

Assim como no exemplo acima, o preço estava em tendência de alta de enfraquecimento. A onda de tendência que leva à máxima final foi significativamente mais curta do que as ondas de tendência anteriores.

No topo, o preço criou primeiro uma vela de alta extremamente grande. No entanto, a próxima vela era apenas uma pequena vela interna indicando que o momentum parou. Isso não é suficiente para dizer que a tendência pode acabar, mas é outro fator de confluência.

Depois da vela interna, a próxima vela era um castiçal engolido, mostrando o interesse recém-descoberto dos vendedores no mercado.

Os castiçais são ótimos! Mas apenas com a confluência

Os castiçais podem fornecer muitas informações importantes sobre o que está acontecendo em seus gráficos. Mas a negociação de velas por si só não é recomendada, pois o poder preditivo pode não ser alto o suficiente.

Empilhar vários fatores de confluência uns sobre os outros para obter uma análise de preço sólida pode melhorar significativamente as chances de encontrar a direção certa da tendência.

Quando se trata de fatores de confluência, deixe-me resumir mais uma vez os mais importantes:

  • Análise de ondas de tendência. As velas de reversão funcionam melhor após tendências estendidas. As velas de continuação são mais bem negociadas no início de uma nova tendência.
  • Quando uma tendência mostra sinais de diminuição do momentum, as velas de reversão podem ser bem-sucedidas com mais frequência.
  • A localização é importante! Quando o sinal de uma vela ocorre em um nível de resistência chave, suas chances podem aumentar ainda mais.
  • O tamanho das velas é importante! Velas extremamente grandes mostram mudanças de momentum mais fortes.
  • Quando vários sinais de vela podem ser combinados, a qualidade do sinal também pode aumentar.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.